Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de junho de 2011

Uma experiência marcante

Os professores de Artes, Geografia, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Escola Parque Barra resolveram levar as turmas do sétimo ano para o cinema para conferir  "Lixo Extraordinário" de Lucy Walker. Esse documentário mostra o trabalho que o renomado artista plástico Vik Muniz realizou no aterro de Gramacho. A coordenação pedagógica encarou os desafios que pintaram na organização do trabalho de campo e cuidou de tudo para que a sessão exclusiva acontecesse em uma das salas do Grupo Estação, que promove sessões para escolas.


Essa foi uma das atividades do projeto "Consumo Consciente" que propõe uma reflexão sobre o impacto do consumo nas relações que o homem estabelece com o ambiente, sobretudo na produção de lixo. Antes da sessão, as turmas se prepararam, lendo artigos sobre o tema e fazendo mosaicos com as imagens que encontraram na internet.


No dia a adesão foi quase total e o aproveitamento surpreendente: os alunos aplaudiam as obras de Vik, se emocionavam com as histórias dos catadores de materiais reciclados e participaram ativamente do debate que aconteceu logo após o filme.








Lixo Extraordinário


              Direção: Lucy Walker e Co-Direção: João Jardim, Karen Harley 
Duração: 99 minutos Som: Dolby Digital 5.1
 



Roteiro de Análise do Filme:




Aponte cinco situações que motivaram o trabalho de Vik Muniz no aterro de Gramacho.


Cite os principais problemas vivenciados pelos trabalhadores e pelo ambiente que abriga 75% do lixo do Rio de Janeiro e 100% do lixo que chega das cidades adjacentes.


Proponha alternativas para garantir qualidade de vida a esses trabalhadores e a recuperação do ambiente que abrigava o aterro, caso ele seja fechado em 2012.


Relacione as questões propostas no filme Lixo Extraordinário com as discussões feitas durante o trabalho Consumo Consciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário