Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de maio de 2011

Equipe Bio Bioquímica

Curta a música:



Valeu curiosos!!!

Química no Clube

em um dos encontros do Clube de Ciências desse ano, o desafio foi verificar que reações químicas ocorrem quando os alimentos ainda estão na nossa boca.












Usando tubos de ensaio e pequena quantidade de alimentos como leite, amido e clara de ovos, os membros do clube misturaram saliva com indicadores químicas e observavam as mudanças de cores nas soluções preparadas. As mudanças de cores eram anotadas e depois o grupo discutiu o funcionamento dos indicadores químicos.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Curiosidade sobre a importância econômica dos insetos

Olá Curiosos, olhem só essa reportagem!

Apaixonado por insetos diz ter comido mais de 65 espécies

Canadense visitou mais de 100 países e colecionou cerca de 600 mil exemplares em 35 anos.





O canadense Georges Brossard dedicou os últimos 35 anos à sua paixão por artrópodes (grupo que engloba crustáceos, insetos e aracnídeos, entre outros), colecionando cerca de 600 mil espécimes e até comendo alguns deles.

'EU AMO INSETOS. EU DURMO COM ELES, EU SONHO COM ELES, EU OS COMO'
Após trabalhar anos como escrivão, o colecionador viajou para mais de cem países para coletar insetos.

"Eu amo insetos. Eu durmo com eles, eu sonho com eles, eu os como", diz Brossard. "Minha mulher é especialista em culinária de insetos. Ela prepara pratos deliciosos."

O colecionador passa seis meses por ano viajando pelo mundo, coletando espécimes para "museus de insetos" conhecidos como insectariums, que ele mesmo ajudou a construir em diversos países.

Um desses museus é o Insectarium de Montreal, que abriu há 20 anos e foi idéia de Brossard. Ele doou 250 mil insetos de sua coleção para o museu, que hoje está entre os maiores insectariums do mundo.

Fonte: (http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1559058-5603,00-APAIXONADO+POR+INSETOS+DIZ+TER+COMIDO+MAIS+DE+ESPECIES.html)

 

Para mais informações sobre insetos na alimentação, veja:Na Bahia, livro de biólogo estimula inclusão de insetos na dieta humana

 

Até a próxima!

Equipe Bio: Canção da Evolução

domingo, 22 de maio de 2011

Borboletas são artrópodes

Que tal aprender as características dos artrópodos através de uma música? Se o seu estilo não for sertanejo, lamento, mas você terá que entrar no clima. Então providencie um chapéu de vaqueiro e uma camisa xadrez e solte a voz!!!



Agora que você conhece a música, deve estar curioso para saber o significado de um monte de palavras como: artrópodos, céfalotórax, áceroquitinoso, articular, circulação lacunar, celoma, crustáceos, diplópode, quilópode, cordados.









sábado, 14 de maio de 2011

Vestindo a Camisa das Florestas

No ano da floresta, o programa Globo Ecologia tem discutido esse tema sob diferentes aspectos. A discussão de hoje foi "Floresta e Política".


O artigo 225 da Constituição estabelece que a floresta é um bem comum e que cabe ao Estado garantir que as populações possam usufruir desse bem:

Título VIII
Capítulo VI


Art. 225 - Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. 

O programa mostrou exemplos de iniciativas particulares que permitem que as pessoas vivam próximas das florestas, apresentando exemplos de cidadãos que criaram uma reserva particular e patrimônio natural, a chamada RPPN.

Cecília e Guarací  gestores de uma RPPM. Eles moram em uma área de 30 hectares e decidiram assegurar que a floresta ocupe 20 hectares de sua área. Desde que eles compraram a área, a cerca de dois anos e meio, o casal já plantou 10 mil árvores. Nessa propriedade,  10 hectares é RPPM e os outros 10 pode ser feito manejo florestal. Como fonte de renda, o casal desenvolve um trabalho de educação ambiental recebendo alunos de escolas da região. Para criar uma RPPM foi preciso fazer um registro em cartório, onde eles assinaram um termo de compromisso de proteção vitalícia da área que ficará de herança para as próximas gerações.

Como a floresta é uma arena de muitos interesses, o programa mostrou movimentos coletivos que fazem valer o direito de ter florestas, como as ONGs que atuam na Serra da Cantareira. Para as pessoas que militam em favor dessa causa, a floresta deve ser protegida porque regulam o clima, combatem o aquecimento global e fornecem água para a cidade. O esforço desses cidadãos garantiu que a UNESCO reconhecesse a Serra da Cantareira como reserva da biosfera do cinturão verde da cidade de São Paulo. Se hoje a área é protegida por lei, deve-se também ao trabalho de organizações não governamentais como a RECANTA que veicula informações para a comunidade adjacente e sensibiliza o poder público sobre a importância da floresta para a população.

Por outro lado, existem outros interesses econômicos como a expansão rodoviária. Atualmente um projeto  propõe a construção de um anel rodoviário que derrubaria 400 hectares na Serra da Cantareira. A ameaça da perda na fauna e flora e a modificação da paisagem é um exemplo de disputas e pressões que acontecem naquela região.

Se fazer política é atender o interesse da maioria o programa não poderia deixar de ouvir um político que atua nessa área. Para Fábio Feldman, criador da Lei da mata Atlântica, a floresta deve ser encarada como um capital natural que deve ser usado com muito cuidado para não comprometer o patrimônio. Ele defende que o comportamento das pessoas pode ser usado a favor dessa causa e que até o consumo pode ganhar um caráter de manifestação política, como por exemplo quando usamos camisetas de ONGS como SOS Mata Atlântica ou do GREENPEACE. Para ele, esse tipo de manifestação silenciosa também contribui para formar a massa crítica para a mudança que precisamos fazer. Feldman luta hoje para transformar o Cerrado em patrimônio nacional, reforçando o valor desse ecossistema a fim de protegê-lo.




Na foto, Tuca Andrada veste uma camisa que denuncia o desmatamento na Mata Atlântica.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Equipe Bio

Ai Galera estou publicando mais videos da Equipe Bio
Se vocês quiserem entrem no site oficial deles. Site Oficial Equipe Bio

A canção do coração




A canção da Vitamina



A canção das Organelas



Valeu galera
Tchau

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Mais Sobre a Zoologia

Canção da Zoologia



Aí galera, a letra da música pra vocês!

Todos os filos da zoologia, que formam hoje o Reino Animal
Esponja é simples na anatomia
Celenterados formam o coral
O platelminto é um verme achatado, acelomado e folhetos tem três
Nematelminto é falso celomado, filo mollusca não tem rigidez
No filo annelida, circulação fechada se deu
Arthros equinodermos, cordados somos você e eu
Deuterostômio quem é que vai ser?
E Protostômio quem é que vai ser?
É pra você, estude o Reino Animal!!!
Deuterostômio quem é que vai ser?
E Protostômio quem é que vai ser?
É pra você, estude o Reino Animal!!!

Todos os filos da zoologia, que formam hoje o Reino Animal
Esponja é simples na anatomia
Celenterados formam o coral
O platelminto é um verme achatado, acelomado e folhetos tem três
Nematelminto é falso celomado, filo mollusca não tem rigidez
No filo annelida, circulação fechada se deu
Arthros equinodermos, cordados somos você e eu
Deuterostômio quem é que vai ser?
E Protostômio quem é que vai ser?
É pra você, estude o Reino Animal!!!
Deuterostômio quem é que vai ser?
E Protostômio quem é que vai ser?
É pra você, estude o Reino Animal!!!

Hei, Hei
Hei, Hei, Hou
Hei
Hei, Hou

Deuterostômio quem é que vai ser?
E Protostômio quem é que vai ser?
É pra você, estude o Reino Animal!!!
Deuterostômio quem é que vai ser?
E Protostômio quem é que vai ser?
É pra você, estude o Reino Animal!!!

É pra você, estude o Reino Animaaal!!! (2x)

DICIONÁRIO:

Celenterados: Os celenterados são animais invertebrados, na maioria, de vida marinha. O corpo destes animais está organizado em formato de saco, modificando-se para formar um pólipo. Algumas espécies apresentam tentáculos. (Ex: Água-viva)

Equinodermos:  Os equinodermos são os seres do filo Echinodermata . São animais marinhos, de vida livre. (Ex: Estrela-do-Mar, Ouriço-do-Mar)


Deuterostômio: O ânus cresce antes da boca. (Ex: Estrela-do-Mar, Ouriço-do-Mar)

Protostômio: A boca cresce antes do ânus. (Ex: Carangueijo)

Mata Atlantica, salve-a!

Vamos falar sobre a mata atlântica que é um bioma muito importante no nosso país. Foi a segunda maior floresta tropical em ocorrência e importância na América do Sul, em especial no Brasil. Acompanhava toda a linha do litoral brasileiro do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte. Cobria importantes trechos de serras e escarpas do Planalto Brasileiro e contínua com a Floresta Amazônica. Em função do desmatamento, principalmente a partir do século XX, encontra-se hoje extremamente reduzida, sendo uma das floresta tropicais mais ameaçadas do globo. Apesar de reduzida a poucos fragmentos, na sua maioria descontínuos, a biodiversidade de seu ecossistemé uma dos maiores do planeta. Seu clima é subtropical e tropical.







Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mata_Atl%C3%A2ntica

Ursos-Polares & Camada de Ozônio - Perigo!




Bom dia, hoje decidi falar sobre os ursos-polares para a semana do meio-ambiente e a relação que eles tem com a camada de ozônio e o que nós podemos fazer para melhorar tudo isso.

Os ursos-polares são grandes mamíferos da família do Ursídeos. São carnívoros e se alimentam de peixes, foca, leões-marinhos... Ele habita o círculo polar ártico e países como: Groenlândia, Rússia, Canadá, Alaska... Sua caça, é passiva. Ele espera a foca vir ao buraco para respirar e quando ela vem ele come ela. Em alguma vezes um urso rouba a comida do outro. Ele não tem predadores. Pode acontecer de um macho matar o outro por outra fêmea.
Como sabemos, a camada de ozônio está sendo destruida devido a quantidade de lixo que está sendo jogado lá. E um dos animais que estão sendos prejudicados são os ursos-polares.

Conforme vamos jogando mais lixo na camada de ozônio, mais ela será prejudicada por nós. Um exemplo disso, são as indústrias. Os gases que são evaporados são tóxicos. Eles saem das chaminés e acabam indo pra camada de ozônio! A incineração, é o lixo que é queimado e então o mesmo acontece (gases tóxicos). Isso, faz abrir buracos na camada, fazendo com que abra mais espaço pros raios solares entraram no planeta. E assim o gelo vai derretendo, destruindo o lar dos ursos-polares e de outros animais da mesma região. Porque se os raios solares passarem pela camada destruída por gases da indústria, o gelo ia derreter que resulta na destruição da região polar e dos animais que vivem nela.
Mais gases para camada na incineração. Já é um começo certo? E se nós pararmos de consumir os que as autoridades querem que consumirmos? Não iria ter tão gás nas fábricas com poucos produtos sendo comprados. São essas coisas que podem salvar as regiões glaciais e os animais!


Além do problema da camada que já é bastante chato, ainda tem a caça. Os ursos-polares são muitos caçados ilegalmente para casacos de pele, tapete, roupas, bolsas... E se não comerçarmos a nos concientizar de que esses animais e seus lares maravilhosos estão em risco, nós iremos perdê-los. E isso geraria a perda de outros animais, outros ecossistemas. Porque não seria apenas os ursos ou as regiões polares que seriam prejudicadas. Seria uma cadeia alimentar inteira! Então, vamos agir! Se não o aquecimento global vai piorar!



Literalmente Acabando








Olá Curiosos, hoje achei uma matéria interessante em um site e gostaria de comentá-la aqui com vocês






O Filme "Rio" mostrou um pouco do Rio de Janeiro ao mundo, também mostrou um animal muito ameaçado: A Ararinha Azul. Com pouco mais de 75 exemplares no mundo sendo mais da metade domésticas, assim como o personagem "Blu" do filme. O maior possuidor de Ararinhas Azuis, um xeque do Qatar já planeja com o governo Brasileiro vir para o Brasil, e soltar seus animais em céu nordestino, seu habitat natural, mas até ele vir devem ser pouco mais de cinco anos. Poucos ainda vivem soltos no nordeste, o último flagrante foi em um vídeo feito por um cinegrafista amador por volta dos anos 70, exibido no programa "Globo Ecologia".



Esses animais são muito cobiçados pois são bonitas e muitos "endinheirados" a querem como um bicho de estimação exótico. Antes de ser considerado crime sua apreensão nos anos 80 muitos caçadores já as vendiam para estrangeiros e mesmo depois da proibição continuaram e continuam sendo vendidas.


Aqui mostro o trailer e digo que é uma ótima forma de diversão



sexta-feira, 6 de maio de 2011

Animais de corpo mole

Você sabe qual é o segundo maior grupo do Reino animal? Isso mesmo, são os versáteis moluscos. Com três tipos básicos de organismos - cefalópodes, bivalves e gastrópodes - os moluscos só perdem em diversidade para os artrópodes.

O corpo desses animais está dividido em cabeça, pé e massa visceral dependendo da classe, algumas partes são mais ou menos desenvolvidas, dependendo do modo de vida dessa espécie.




Que tal viajar pela diversidade Mollusca?



Aprenda mais sobre os moluscos através dessa aula multimídia:



Alguns moluscos fazem parte dos plânctons, seres aquáticos que vivem à deriva, e são muito curiosos. Vejam:



Pteropodas - Moluscos que nadan from Parafilms on Vimeo.

Por fim, você está convidado para conhecer a coleção de malacologia de Matilde Espinosa.

Embriões Incríveis

Os seres vivos apresentam diversas características comuns - somos feitos de células, reproduzimos, temos metabolismo... Mas As semelhanças são ainda maiores se comparamos o início do desenvolvimento embrionário.

Clique aqui e veja semelhanças notáveis entre seres como peixes, tartarugas, aves e mamíferos - o homem inclusive.

E por falar em desenvolvimento humano, veja isso:


quinta-feira, 5 de maio de 2011

Dançando pelo mundo

Matt visitou 42 países em 14 meses. Você pode levar mais tempo, mas não deixe de viajar e levar muita alegria para onde você for!



quarta-feira, 4 de maio de 2011

Desenhar se aprende

Saber desenhar também é útil para quem curte ciências, porque nem sempre é possível ter uma câmera para registrar o nosso objeto de estudo. Mesmo quando é possível capturar a imagem com recursos tecnológicos, desenhar nos leva a observar detalhadamente o ser vivo que estamos estudando, identificando características importantes. É por isso que alguns professores, durante os trabalhos de campo, exigem que seus alunos desenhem - para o desespero de alguns! Esses educadores defendem que o tempo de observação e o esforço do registro facilitam a aprendizagem.

Porque será que embora a maioria das crianças gostem de desenhar, quando crescemos costumamos dizer que não somos capazes de representar algo através de desenho? Considerando que essa habilidade é tão importante, selecionei alguns vídeos - alguns feitos sem grandes recursos técnicos - que servirão como "aulas" para os que quiserem se atrever a desenhar. Vamos lá?

Como existem milhares de aulas de desenho no YouTube, selecionei vídeos de seres vivos. Minha expectativa é que meus leitores colaborem, através dos comentários, com outras dicas de vídeos interessantes.

O primeiro vídeo que compartilho é de um personagem muito querido:



Esse retrata uma figura humana:



Um vídeo que minha filhota ama:



Gostou? Quem sabe você vai ficar tão fera, que passará a desenhar tudo o que tiver pela frente, como a galerinha que desenhou essas mãos incríveis:

domingo, 1 de maio de 2011

Quantos lados da história você conhece?

O que pode acontecer quando só conhecemos um lado da história? Clique no link abaixo e assista o discurso da romancista Chimamanda Adichie. Ela conta a história de como descobriu a sua voz cultural - e adverte que se ouvirmos apenas uma história sobre outra pessoa ou país, arriscamos um desentendimento crítico.

Chimamanda Adichie